Notícia
Taxa de desemprego sobe em Portugal para 7,7%
A taxa de desemprego em Portugal situou-se nos 7,7% no decorrer do primeiro trimestre deste ano, um valor que representa um agravamento face aos 7,5% verificados nos primeiros três meses do ano passado, mas uma descida contra os 8% verificados no último t
A taxa de desemprego em Portugal situou-se nos 7,7% no decorrer do primeiro trimestre deste ano, um valor que representa um agravamento face aos 7,5% verificados nos primeiros três meses do ano passado, mas uma descida contra os 8% verificados no último trimestre de 2005.
Segundo os dados hoje disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, o número de desempregados situa-se em 429,7 mil indivíduos, representando um aumento de 4,1% face ao trimestre homólogo e um decréscimo de 3,9% em relação ao trimestre anterior. Já o número de empregados aumentou 0,6%, quando comparado com o mesmo trimestre de 2005, e diminuiu 0,1% relativamente ao trimestre anterior.
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, já tinha adiantado que o desemprego não só não deveria agravar-se no primeiro trimestre como poderia descer.
É certo que o desemprego desceu face ao trimestre anterior, em 0,3 pontos percentuais, mas em termos homólogos, que não contempla efeitos de sazonalidade, o desemprego continua a subir.