Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Trump: plano para o Brexit dificulta acordo comercial com os EUA

Numa entrevista a uma rádio britânica, Donald Trump disse que este acordo para o Brexit impossibilitaria um entendimento comercial entre o Reino Unido e os EUA. Membros do Governo de Johnson já vieram desmentir.

Donald Trump
EPA
Negócios jng@negocios.pt 01 de Novembro de 2019 às 11:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o atual acordo para o Brexit vai tornar mais difícil um entendimento comercial entre as duas partes, após o divórcio com a União Europeia (UE) se consumar. 

"Queremos fazer um acordo comercial com o Reino Unido e sei que eles também querem fazê-lo", disse Donald Trump, numa entrevista à britânica LBC Radio, mas "não é possível fazer esse acordo nestas circunstâncias. Somos impedidos, devido a certos caminhos (que o acordo do Brexit tomou), o que é ridículo por sinal".

Estas são más notícias para Boris Johnson, que elogiou e viu as lucrativas oportunidades comerciais com os EUA como um dos "prémios" de uma saída ordenada da UE. 


Na sexta-feira, Robert Jenrick, secretário de Estado do Governo britânico, disse que a avaliação feita por Donald Trump não é "igual à nossa", acrescentando, numa entrevista à rádio da BBC, que um acordo para o Brexit vai permitir ao Reino Unido fazer acordos comerciais com economias de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos. 

Este alerta de Trump sugere que, mesmo que Johnson consiga fazer passar o acordo no parlamento britânico, não será tão fácil, como eventualmente esperava, chegar a um entendimento comercial com Washington. 

Na mesma entrevista à estação de rádio, Trump disse que Jeremy Corbyn "seria um mau" primeiro-ministro e que Johnson "é a pessoa indicada nesta altura".

Corbyn reagiu acusando Trump de "tentar interferir" nas eleições gerais do Reino Unido "em favor do seu amigo Boris Johnson".

O primeiro-ministro britânico renegociou o acordo de divórcio com a UE e prevê agora uma vitória nas próximas eleições de 12 de dezembro para convencer o parlamento a aprovar o seu acordo para o Brexit. 

Ver comentários
Saber mais Reino Unido Donald Trump UE Brexit Boris Johnson EUA Jeremy Corbyn União Europeia política diplomacia eleições
Mais lidas
Outras Notícias