Taxa de desemprego na Zona Euro mantém-se nos 11%

A taxa de desemprego na Zona Euro ficou inalterada nos 11%, em Agosto, segundo os dados divulgados pelo Eurostat. O desemprego jovem voltou a aumentar uma décima.
Pessoas telemovel telefone
Bruno Simão/Negócios
Sara Antunes 30 de Setembro de 2015 às 10:12

A taxa de desemprego na Zona Euro manteve-se nos 11%, em Agosto, revelou esta quarta-feira, 30 de Setembro, o Eurostat. Entre os países da União Europeia a taxa também não sofreu alterações, face a Julho, e permaneceu nos 9,5%.

PUB

No total existem mais de 23 milhões de desempregados na União Europeia, dos quais 17,6 milhões pertencem à Zona Euro. Apesar da manutenção das taxas de desemprego, o número de desempregados diminuiu em 33 mil na União Europeia e em mil na Zona Euro, segundo a mesma fonte.

Por países, Grécia é o país com a taxa mais elevada (22,2%), ainda que tenha verificado uma descida face a Julho (22,3%).

PUB

 

Do lado oposto está a Alemanha, com uma taxa de 4,5%, em Agosto. Entretanto, esta quarta-feira, o instituto de estatísticas da maior economia europeia já divulgou os dados de Setembro, tendo reportado um ligeiro aumento (ainda que os dados sejam diferentes).

PUB

Já ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha revelado que a taxa de desemprego em Portugal aumentou de 12,3% para 12,4%, em Agosto.

 

PUB

Mas Portugal não foi o único país a ver a taxa de desemprego aumentar. França, Chipre e Finlândia registaram igualmente aumentos de uma décima. 

No que respeita à taxa de desemprego jovem, verificou-se um aumento de uma décima para 22,3%, na Zona Euro. Enquanto na União Europeia esta taxa manteve-se nos 20,4%. Tendo em consideração os dados disponíveis, Espanha é o país com a taxa de desemprego jovem mais elevada, com 48,8% da população até aos 25 anos desempregada, o que corresponde a um ligeiro aumento face a Julho. Em segundo lugar surge Itália, com 40,7%.

PUB

(Notícia actualizada pela última vez às 11h06 com mais informação)

Pub
Pub
Pub