Alemanha: Produção industrial cresce 1% em maio
Indústria automóvel e setor energético puxam pelos índices de produção industrial alemã.
A produção industrial alemã cresceu 1% em maio, em termos homólogos, e 1,2% face ao mês anterior, ajustando os efeitos sazonais e de calendário, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Departamento Federal de Estatística (Destatis).
Na comparação trimestral, a produção entre março e maio foi 1,4% superior à dos três meses anteriores.
Em abril, a produção caiu 1,6% face a março, segundo os dados preliminares revistos, que tinham indicado uma queda de 1,4%, enquanto na comparação anual contraiu 2,1%, em vez de 1,8%.
A tendência positiva em maio deveu-se ao aumento de 4,9% na indústria automóvel e de 10,8% na geração de energia, face ao mês anterior.
O aumento de 10% na indústria farmacêutica também teve um impacto positivo no resultado global, enquanto o declínio de 3,9% no setor da construção teve um impacto negativo.
No setor industrial, excluindo a energia e a construção, a produção cresceu 1,4% em maio face a abril, o mesmo que no ano anterior.
A produção de bens de investimento aumentou 4,1% na comparação mensal, a de bens de consumo aumentou 0,5%, enquanto a de bens intermédios desceu 2,1%.
A produção nos setores intensivos em energia contraiu 1,8% face a abril e 4,8% face ao ano anterior.
Na comparação trimestral, a produção entre março e maio nos setores intensivos em energia foi 0,7% superior à dos três meses anteriores.
A produção industrial parece manter a tendência de subida verificada desde o início do ano, depois de ter sofrido um revés temporário em abril, após o anúncio das tarifas por parte dos Estados Unidos, informou o Ministério da Economia alemão, em comunicado citado pela EFE.
Mais lidas