Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Napolitano já aceitou a demissão de Letta e vai consultar partidos

O presidente italiano aceitou, como era expectável, o pedido de demissão de Enrico Letta e vai começar a consulta aos partidos com assento parlamentar ainda hoje.

Reuters
David Santiago dsantiago@negocios.pt 14 de Fevereiro de 2014 às 15:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O presidente de Itália, Giorgio Napolitano (na foto), já recebeu e aceitou o pedido de demissão que o agora ex-primeiro-ministro Enrico Letta lhe entregou ao início da tarde no palácio presidencial do Quirinal. Napolitano emitiu um comunicado onde esclarece que iniciará ainda esta sexta-feira a consulta aos partidos com lugar no parlamento, procedimento que só vai terminar já durante o próximo sábado.

 

Napolitano esclarece, no comunicado, que decidiu aceitar a vontade de Letta e assume a responsabilidade da escolha do novo primeiro-ministro. O presidente acrescenta que apesar de tudo “o parlamento será chamado não apenas a pronunciar-se sobre as motivações e origens desta crise política” mas também a “dar confiança ao novo governo”.

 

No comunicado emitido pela presidência pode ainda ler-se a garantia dada por Napolitano de que vai proceder “à consulta aos grupos parlamentares o mais rápido possível”, porque considera fundamental “encontrar uma solução eficaz que faça frente à situação delicada que a economia do país atravessa e fazer uma análise urgente de uma nova lei eleitoral e das reformas institucionais necessárias”.

Ver comentários
Saber mais Itália Giorgio Napolitano Enrico Letta
Mais lidas
Outras Notícias