Ucrânia vai comprar 77 mil milhões em armamento aos EUA
Os EUA, a Ucrânia e os parceiros europeus já estão a trabalhar na definição das chamadas "garantias de segurança", um pacote de medidas que poderá ser crucial num acordo de cessar-fogo com a Rússia. Este pacote deverá implicar algumas cedências nas intenções da Ucrânia, mas garantindo que a segurança do país tem uma resposta musculada em caso de nova agressão russa.
Mas foram estabelecidas contrapartidas para que estas garantias de segurança (que ainda estão a ser delineadas) avançassem. A Ucrânia comprometeu-se a comprar 90 mil milhões de dólares (cerca de 77 mil milhões de euros ao câmbio atual) em armamento norte-americano. "São aeronaves, sistema de defesa antiaérea e muito mais", adiantou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, numa conferência de imprensa após a reunião de segunda-feira com o Presidente dos EUA.
PUB
Zelensky confirmou ainda que parte deste princípio de acordo está também assente na vontade de vender drones ucranianos aos norte-americanos assim que as empresas locais tiverem capacidade de exportação. A venda para outros países permitiria escalar a produção de drones na Ucrânia, segundo o líder ucraniano.
Mais lidas
O Negócios recomenda