União Europeia Eurobarómetro: Imagem da UE é a melhor de sempre

Eurobarómetro: Imagem da UE é a melhor de sempre

O Eurobarómetro mostra que a imagem da União Europeia atingiu máximos de sempre com 68% dos cidadãos europeus inquiridos a considerarem positivo pertencer ao bloco europeu.
Eurobarómetro: Imagem da UE é a melhor de sempre
Reuters
David Santiago 17 de outubro de 2018 às 13:28

Numa altura em que se aproxima a data para a concretização do Brexit (marcado para Março de 2019), a imagem da União Europeia atingiu o valor mais alto de sempre. O último Eurobarómetro, realizado em Setembro, mostra que para 62% dos europeus inquiridos pertencer à UE é "uma coisa boa", o nível mais elevado nos estudos de opinião levados a cabo pelo Parlamento Europeu.

A reforçar a avaliação positiva está também o facto de 68% dos entrevistados considerarem que o respectivo país beneficiou com a pertença ao projecto comunitário, o melhor registo desde 1983, data em que, por exemplo, Portugal não tinha ainda aderido ao bloco europeu.

Este estudo confirma ainda o sentimento pró-UE dos portugueses, já que em Portugal foram registados valores ainda mais favoráveis do que no conjunto dos ainda 28 Estados-membros da União. 67% dos portugueses inquiridos considera "uma coisa boa" pertencer à UE (mais dois pontos percentuais do que no barómetro de Abril) e 78% acreditam que Portugal saiu a ganhar com a adesão ao bloco europeu.

Se fosse promovido um referendo com os mesmos pressupostos da consulta popular acerca da permanência na União Europeia feita no Reino Unido, a maioria dos europeus votaria a favor da continuidade na UE (66% dos europeus entrevistados e 72% dos portugueses consultados votariam a favor da permanência).

Este barómetro, que contou com a participação de 27.474 cidadãos europeus dos 28 países-membros da União, sinaliza ainda um aumento da satisfação dos inquiridos relativamente ao funcionamento da democracia no seio do projecto europeu. Em Portugal, 61% estão satisfeitos com o modo de funcionamento democrático e 49% mostram-se agradados ao nível do conjunto da UE.  




pub

Marketing Automation certified by E-GOI