pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Ao minutoAtualizado há 30 min08h56

Kristin: Quase 300 mil ainda sem eletricidade. Forças Armadas no terreno

Acompanhe os desenvolvimentos desta sexta-feira relativamente aos estragos e condicionamentos provocados pelo mau tempo em diferentes regiões do país.

Bombeiros resgatam uma idosa após depressão Kristin, em Alcácer do Sal
Bombeiros resgatam uma idosa após depressão Kristin, em Alcácer do Sal Rui Minderico/LUSA_EPA
08:09
há 32 min.08h53

Forças Armadas no terreno com pessoal, infraestruturas e meios para apoiar populações

No seguimento da passagem da depressão Kristin pelo território continental, as Forças Armadas, em estreita coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, têm "disponibilizado pessoal, infraestruturas e meios, para apoio às populações afetadas".

Em comunicado, salientam o fornecimento pelo Exército de alojamento e alimentação para 34 refugiados ucranianos (15 crianças e 19 viúvas de guerra) no Regimento de Transportes, em Lisboa; dois destacamentos de engenharia do Exército em limpeza de itinerários.

Estão também a disponibilizar geradores, assim como máquinas de engenharia da Força Aérea, para a Base Aérea 5 (Monte Real) que, após os trabalhos dentro da unidade, apoiarão autarquias e ainda "kits" de mobilidade, como tendas para pessoas e fornecimento de alimentação.

Além dos apoios referidos, as Forças Armadas indicam estarem também "a concentrar esforços na recuperação de infraestruturas e de serviços essenciais em unidades militares afetadas, com especial incidência na região Centro (Leiria, Monte Real, Porto de Mós, Tancos, Abrantes e Marinha Grande).

08h07

Mais de 290 mil clientes da E-Redes sem energia

Mais de 290 mil clientes da E-Redes continuavam às 06:30 horas de sexta-feira sem fornecimento de energia em Portugal continental, na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin na rede elétrica, na quarta-feira, informou a empresa.

Segundo informação enviada à agência Lusa, o distrito de Leiria continuava a ser a zona mais afetada com cerca de 221 mil clientes afetados.

No distrito de Leiria, o mais afetado pela passagem da depressão Kristin, a E-Redes ativou o "estado de emergência", tendo ali instalados 30 geradores e estando a ser mobilizados mais cerca de 200.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

07h44

Comissário europeu na Marinha Grande em visita a áreas afetadas

O comissário europeu da Energia e Habitação, Dan Joergensen, desloca-se esta sexta-feira à Marinha Grande (Leiria) com o ministro da Presidência, numa visita às áreas afetadas.

Joergensen acompanha António Leitão Amaro numa "visita às áreas afetadas do concelho", que arranca às 10:15 na Câmara Municial da Marinha Grande, e que conta também com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, de acordo com a agenda do ministro da Presidência, divulgada hoje.

Na quinta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escreveu na rede social X que Dan Joergensen, estaria em "Portugal para colaborar com as autoridades, que continuam a avaliar a dimensão total dos danos", numa visita que já estava prevista - focada nos temas do alojamento acessível e das interligações - e que incluirá agora esta dimensão.

Na quarta-feira, através da mesma rede social, Dan Joergensen indicou que o executivo comunitário está disponível para prestar apoio, bem como em "contacto estreito" com as autoridades em Portugal e com a Rede Europeia de Operadores de Redes de Transporte de Eletricidade devido aos cortes resultantes da tempestade.

Leitão Amaro, lê-se ainda na nota divulgada, desloca-se às 12:30 ao Hospital de Leiria, às 14:00 ao Hospital da Figueira da Foz, e, duas horas depois, vai estar em Meirinhas, município de Pombal, para uma "visita às áreas afetadas do Parque Industrial".

07h38

Linhas ferroviárias do Norte, Douro, Beira Baixa e Oeste ainda com interrupções

A circulação ferroviária em vários troços das Linhas do Norte, Douro, da Beira Baixa, do Oeste, Urbanos de Coimbra e Serviço Regional entre Coimbra B e Entroncamento estava às 06:50 horas suspensa na sequência da tempestade de quarta-feira.

Após dois dias com centenas de situações provocadas pela depressão Kristin, hoje de madrugada, não foram registadas "ocorrências significativas", de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações à agência Lusa pelas 06:30.

Na sua página na rede social Facebook, a CP indica que devido à passagem da depressão Kristin pelo território continental a circulação nas Linhas do Douro, entre a Régua e Pocinho, a Linha da Beira Baixa, entre Ródão e Castelo Novo e a Linha do Oeste continuam suspensas.

De acordo com a CP, estão igualmente suspensos os comboios Urbanos de Coimbra, entre Coimbra B e Alfarelos, o Serviço Regional entre Coimbra B e o Entroncamento e a Linha do Norte, entre Porto e Lisboa, para os comboios de longo curso.

Na nota, a CP adianta que na quinta-feira à noite foi retomada a circulação ferroviária na Linha da Beira Baixa, mas apenas para o serviço regional no troço Covilhã-Guarda.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio