Três grandes em ofensiva por mais competitividade na UE e defesa do setor automóvel
Alemanha, França e Itália estão a ultimar uma carta dirigida à Comissão Europeia, mas ainda há questões a dividir as três maiores economias europeias.

Alemanha, França e Itália estão a ultimar uma carta dirigida à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a pedir medidas concretas para reforçar o investimento a nível da UE e apoiar o setor automóvel.
Segundo o diário italiano La Repubblica, Emmanuel Macron, Giorgia Meloni e Friedrich Merz chegaram a acordo sobre diversos objetivos que pretendem apresentar numa carta à presidente da Comissão nas próximas semanas.
Esses objetivos incluem um pedido de apoio ao setor automóvel na transição para a neutralidade ecológica, através de instrumentos financeiros dedicados.
Segundo o jornal, além do setor automóvel, os líderes irão também apelar a um reforço do investimento em inovação, defesa e espaço, bem como a esforços para conter os preços da energia.
No entanto, ainda estão a ser negociados outros aspetos: Paris quer incluir um pedido específico de incentivos para veículos elétricos, mas a Alemanha está mais cautelosa neste ponto.
O relatório acrescenta ainda que persistem tensões quanto à inclusão ou não de uma referência ao acordo comercial com o Mercosul, sobretudo por ser uma questão sensível em França, devido aos protestos das associações de agricultores.
Mais lidas