pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Centeno: Acordo sobre seguro comum de depósitos "está agora ao alcance"

"Temos desenvolvido um importante trabalho técnico sobre o Sistema Europeu de Garantia de Depósitos para abrir caminho a um acordo que, na minha perspetiva, está agora ao alcance", afirmou o ministro português das Finanças e líder do Eurogrupo, Mário Centeno.

EPA/Lusa
18 de Novembro de 2019 às 15:09

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, afirmou hoje, perante o Parlamento Europeu, em Bruxelas, que tem havido progressos nas discussões técnicas sobre o sistema europeu de garantia de depósitos e considerou que um acordo político "está agora ao alcance".

"Temos desenvolvido um importante trabalho técnico sobre o Sistema Europeu de Garantia de Depósitos para abrir caminho a um acordo que, na minha perspetiva, está agora ao alcance", declarou Centeno, no primeiro "diálogo económico" da nova legislatura com os eurodeputados da comissão de Assuntos Económicos e Financeiros do Parlamento Europeu.

Initiative by on #bankingunion led to a constructive discussion and a shift in the mood on this topic in #Eurogroup. I expect fresh impetus from new @EU_Commission & new @Europarl_EN. We are now closer to a roadmap to start political discussions on a common deposit insurance

No início de novembro, o ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, manifestou-se favorável a um sistema de garantia de depósitos europeu, considerando fundamental terminar com anos de impasse e concluir a União Bancária, promovendo a integração financeira europeia. Ainda assim, o também candidato à liderança do SPD definiu um conjunto de condições para que o processo tenha pernas para andar, designadamente medidas com vista à minimização dos riscos apresentados por países como Grécia, Itália ou Portugal. 

Na sua intervenção perante a comissão parlamentar de Assuntos Económicos, Mário Centeno disse esperar também um "ímpeto renovado por parte da nova Comissão Europeia", liderada por Ursula von der Leyen -- que já assumiu a conclusão da União Bancária como uma das suas prioridades -, "e também, claro, do novo Parlamento Europeu", para que se chegue enfim a um entendimento sobre esta "peça fundamental do 'puzzle'" da União Bancária.

"Estamos agora a aproximar-nos de um 'roteiro' para iniciar discussões políticas sobre uma garantia de depósitos comum", afirmou.

O sistema europeu de garantia de depósitos serviria de cobertura complementar aos sistemas de garantia constituídos a nível nacional, permitindo assim aos governos da zona euro respeitarem a obrigação legal de proteger depósitos até 100.000 euros em caso de falência de um banco.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio