Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CIP aplaude presença de Passos na concertação social mas lamenta “surdez”

“Não senti, da parte do Governo, muita abertura para rectificar [medidas no OE]”, considerou António Saraiva, após o encontro de concertação social com o primeiro-ministro.

Bruno Simão/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 13 de Novembro de 2013 às 16:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O presidente da Confederação da Indústria de Portugal (CIP/CEP), António Saraiva, mostrou-se satisfeito com a presença do primeiro-ministro no encontro de concertação social para discutir o Orçamento do Estado para 2014. Contudo, a falta de recepção do Governo para novas propostas não agradou à estrutura empresarial.

 

“Lamentamos alguma surdez [de Passos Coelho] para o conjunto de medidas apresentadas”, declarou António Saraiva à saída do encontro de cerca de quatro horas com o primeiro-ministro e também com o ministro da Economia, Pires de Lima, e do Emprego, Mota Soares, no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa.

 

O presidente da CIP disse aos jornalistas, em declarações transmitidas pelas televisões, que o Governo não se mostrou muito disponível para acatar as sugestões dos parceiros sociais, sendo que o CIP propôs, por exemplo, o pagamento atempado por parte do Estado às empresas.

 

“Não senti, da parte do Governo, muita abertura para rectificar”, afirmou António Saraiva, para mais tarde acrescentar que não sentiu, igualmente, “disponibilidade para reflectir essas propostas”.

 

António Saraiva, por outro lado, sublinhou o elemento positivo deste conselho económico e social: o facto de contar com a presença do primeiro-ministro. “Esta reunião foi o início de uma prática nova que registamos com agrado. Deveria ter sido feito mais cedo”.

 

Esta quarta-feira, 13 de Novembro, realizou-se uma reunião entre Passos Coelho e os parceiros sociais para se discutir o Orçamento do Estado para o próximo ano, naquele que será o primeiro encontro do género. Além da CGTP, também a UGT se reuniu. Os responsáveis da Confederação do Comercio e Serviços (CCP) e da Confederação da Indústria de Portugal (CIP/CEP) também foram recebidos pelo Governo.

Ver comentários
Saber mais CIP António Saraiva Passos Coelho
Mais lidas
Outras Notícias