Frente Comum marca greve na Função Pública para 24 de outubro
Sebastião Santana confirma que a primeira proposta não reforça aumentos salariais para o próximo ano e anuncia greve para daqui a um mês.

- 4
- ...
A Frente Comum confirma que o Governo não reforçou a proposta de aumentos salariais para 2026 e anuncia uma greve da Função Pública para dia 24 de outubro.
"A proposta do Governo é manter o acordo que tem, com o valor de 56,58 euros de aumento [ou 2,15%] para o próximo ano, e depois prolongar o acordo até 2029, no âmbito de antecipação do que pode ser a duração da legislatura".
"Para a Frente Comum a proposta era inaceitável quando foi colocada pela primeira vez e agora ainda é mais", disse, considerando que a realidade lhe deu razão. "O aumento do custo de vida continuou a acontecer, o aumento dos bens essenciais continuou a acontecer, a inflação continuou a subir e nós continuamos com os mesmos salários, num caminho de empobrecimento".
A Frente Comum reivindica a recuperação do vínculo de nomeação para os funcionários públicos, proposta que "não custa um único cêntimo ao Estado".
Num cenário "de continuada desvalorização dos trabalhadores", Sebastião Santana anunciou "um processo de mobilização" e "promover uma greve que se vai realizar a 24 de outubro, de 24 horas, se o Governo não chegar a um ponto que permita a assinatura da estrutura mais representativa de trabalhadores da administração pública".
Mais lidas