pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Funcionários públicos colocados na requalificação podem receber salário mínimo nacional

Proposta do Governo para contornar chumbo do Tribunal Constitucional passar por cortar de forma mais forte os salários dos funcionários públicos colocados no regime de qualificação, com a remuneração a poder descer para o ordenado mínimo nacional.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 11 de Setembro de 2013 às 09:51

O Governo poderá aprovar já esta quinta-feira, em conselho de ministros, o novo regime de requalificação da função pública, depois do chumbo do Tribunal Constitucional no final de Agosto.

A notícia é avançada pelo “Correio da Manhã”, que adianta que os funcionários públicos que forem colocados no sistema de requalificação poderão vir a ter o vencimento reduzido até ao limite do salário mínimo nacional.

Depois do Tribunal Constitucional ter chumbado a possibilidade de despedimento dos trabalhadores que ingressaram no Estado até ao final de 2008, o Governo tenciona reduzir de forma progressiva os ordenados dos funcionários que estejam na requalificação, como meio de diminuir a despesa com pessoal.

A proposta inicial do sistema de requalificação prevê que os funcionários públicos aí colocados recebam 66% do ordenado, nos primeiros seis meses, e 50% do vencimento, nos segundos seis meses.

Segundo o jornal, a solução deverá passar por reduzir mais o salário desses trabalhadores do Estado. O corte poderá ser para 30% no terceiro semestre até atingir o limite do salário mínimo nacional: 485 euros.

Esta possibilidade do Governo optar por realizar cortes mais acentuados nos salários dos funcionários públicos tem vindo já a ser noticiada pela imprensa, não sendo conhecido contudo a dimensão dos cortes previstos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio