Governo propõe atualizar escalões de IRS abaixo da inflação em 2020
O Governo pretende atualizar os escalões do IRS em 0,3% no próximo ano, abaixo da inflação prevista para 2020, confirmou o Negócios. Na prática, isto significa que as famílias podem vir a perder poder de compra, já que se prevê uma inflação entre 1,2% e 1,4% no próximo ano. A notícia tinha sido avançada pelo jornal Eco na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro, e foi agora confirmada pelo Negócios. No ano passado, esse congelamento teve um custo de cerca de 60 milhões de euros para todos os contribuintes - isto porque, como as taxas de IRS são progressivas, uma atualização do limite superior dos escalões resulta em mais rendimento a ser tributado à taxa do escalão inferior e, consequentemente, em menos imposto a pagar".
PUB
A notícia tinha sido avançada pelo jornal Eco na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro, e foi agora confirmada pelo Negócios.
No ano passado, esse congelamento teve um custo de cerca de 60 milhões de euros para todos os contribuintes - isto porque, como as taxas de IRS são progressivas, uma atualização do limite superior dos escalões resulta em mais rendimento a ser tributado à taxa do escalão inferior e, consequentemente, em menos imposto a pagar".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais IRS política economia negócios e finanças orçamento do estado e impostos macroeconomia partidos e movimentos impostosAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda