pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Chega quer forçar o Governo a cortar já no IRC de grandes lucros

O Chega, do qual o Executivo de Luís Montenegro depende para fazer baixar as taxas normais de IRC, quer fazer passar uma proposta para descer a derrama estadual, tal como a Iniciativa Liberal. Plano das Finanças era "atenuar a progressividade" das taxas adicionais até 2028.

Programa do Governo prevê 'atenuação gradual da progressividade do imposto via derrama estadual”, mas sem um calendário.
Programa do Governo prevê "atenuação gradual da progressividade do imposto via derrama estadual”, mas sem um calendário. André Kosters/Lusa
09:00
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Os partidos à direita da Aliança Democrática (AD) pressionam o Governo a avançar já em 2026 com uma revisão da derrama estadual, as taxas adicionais de IRC que são pagas pelas empresas com maiores lucros, com o Chega a pôr de parte o apoio ao que vê como um “choquezinho” fiscal na proposta de corte na taxa normal de IRC para os 17% até 2028 e a Iniciativa Liberal (IL) a avisar que “o caminho não poderá ser por aí”, no debate parlamentar sobre o diploma que esta sexta-feira é votado na generalidade no Parlamento.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio