Iniciativa Liberal: alimentos para bebés vão passar a ter todos IVA a 6%
De acordo com o partido Iniciativa Liberal, o PS viabilizou uma proposta para reduzir o IVA nos alimentos para bebés, garantindo que todos passam a ser taxados a 6% e reduzindo assim o imposto para aqueles que ainda pagam 23%, como algumas frutas em boião.
De acordo com o partido Iniciativa Liberal, o PS viabilizou uma proposta para reduzir o IVA dos alimentos para bebés de 23% para 6% nos casos em que suportam ainda a taxa máxima de imposto.
A proposta foi apresentada no âmbito das alterações ao Orçamento do Estado para 2020 e foi uma das três que o partido viu aprovadas esta semana, durante as votações na especialidade.
Em causa, explica fonte oficial do Iniciativa Liberal, estão alguns alimentos, sobretudo à venda nos supermercados, que mantêm ainda a taxa de 23% de IVA. "Há um conjunto vasto de alimentação infantil, de potes de fruta triturada, por exemplo, sem aditivos, a que é aplicada taxa máxima. Apesar de ser fruta pura, sem açúcar, e fazer parte da alimentação básica das crianças", exemplifica o partido.
Em comunicado, o partido informa que a proposta para reduzir o IVA para toda aalimentação infantil foi aprovada, depois de o PS ter alterado o sentido de voto.
A proposta teve os votos a favor do Iniciativa Liberal, do Chega, do CDS, do PS e do PCP e a abstenção do PSD, BE e PAN.
Inicialmente, o partido tinha informado que a proposta fora rejeitada pelo PS, informação que veio entretanto corrigir.
Mais lidas