OCDE acredita que acordo sobre impostos possa acontecer este ano
O líder do centro da OCDE para a política fiscal afirmou numa conferência online que a dinâmica que se faz sentir devido à nova administração dos EUA poderá levar a um acordo sobre a reforma dos impostos este ano.
Pascal Saint Amans, responsável pela área fiscal da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), afirmou numa sessão online irlandesa que um acordo sobre os impostos poderá provavelmente ser atingido este ano.
"Há um ímpeto, uma nova dinâmica que é provável que nos leve a uma resolução", disse o responsável, citado pela Reuters, referindo-se também às intervenções feitas junto da nova administração dos Estados Unidos. Ainda antes da tomada de posse de Joe Biden, vários responsáveis internacionais, como foi o caso dos dirigentes europeus, mencionavam que a mudança de ocupante na Casa Branca poderia ser proveitosa em diversos temas.
Além disso, o responsável francês destacou que, perante um cenário pós-pandemia, os governos vão ter expectativas diferentes para com as empresas, nomeadamente após a concessão de apoios para enfrentar os efeitos da pandemia. "Há um ímpeto forte, especialmente no pós-covid, em que os governos também vão esperar que, quando as empresas regressem aos lucros, não localizem os seus lucros em jurisdições com poucos impostos, já que durante a covid-19 os governos ajudaram as empresas".
A OCDE tem desenvolvido esforços para conseguir chegar a um acordo global que possa introduzir uma reforma no tema dos impostos, incluindo também mudanças na área dos impostos pagos pelas empresas do mercado digital.
Mais lidas