Não se esqueça de pagar o IMI

O prazo limite para o pagamento da prestação única ou da primeira prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) termina hoje, último dia de Abril. Não se esqueça, sob pena de pagar juros.
Bruno Simão/Negócios
30 de Abril de 2014 às 08:40

Abril é o mês do pagamento da primeira prestação ou da prestação única do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Hoje, último dia de Abril, não se esqueça, por isso, de proceder ao pagamento.

PUB

 

O IMI é o imposto municipal que incide sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis (valor determinado por avaliação). O que significa que a receita reverte para os municípios e são eles que fixam as taxas a pagar, balizadas por lei. A taxa máxima é de 0,5% mas há municípios a cobrar menos.

PUB

 

O IMI é pago numa prestação única, anualmente, se o valor a pagar for igual ou inferior a 250 euros. Caso seja superior, mas igual ou inferior a 500 euros o pagamento é feito em duas vezes, em Abril e Novembro. 

PUB

 

Finalmente para os valores superiores a 500 euros, há três prestações: Abril, Julho e Novembro.

PUB

 

Os documentos de cobrança são enviados para casa. Caso sejam emitidos fora do prazo normal, os pagamentos acontecem até ao final do mês seguinte ao da notificação.

PUB

 

Quando o pagamento não é feito dentro do prazo legal "são devidos juros de mora".

PUB

 

Se não tiver recebido o documento de cobrança deve dirigir-se a uma repartição de finanças e pedir segunda via ou fazê-lo no portal das finanças, na internet, através do endereço www.portaldasfinancas.gov.pt. Aqui deverá seleccionar, no menu lateral, a opção Serviços e, seguidamente, as opções Consultar, a seguir Imóveis e finalmente Notas Cobrança.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais IMI imposto imóveis fisco
Pub
Pub
Pub