pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo alarga prazo para pagar IMI e entrega da modelo 22

Decisão deve-se a "constrangimentos técnicos" na Autoridade Tributária. Contribuintes terão até ao final de junho para pagar. Entrega da modelo 22 também pode ser feita até 16 de junho.

Ministério das Finanças
Ministério das Finanças Pedro Catarino
08 de Maio de 2025 às 10:55

A emissão das notas de cobrança do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) está a ser condicionada por "constrangimentos técnicos". O Governo decidiu alargar o prazo de cobrança do imposto relativo ao ano de 2024.

Assim, o prazo para pagamento da primeira prestação de IMI ou, se for o caso, das prestação única deste imposto é estendido até ao final do mês de junho, segundo informou o Ministério das Finanças em comunicado.

Em causa estão ainda as consequências do "apagão" nos sistemas informáticos da Autoridade Tributária, começa por explicar o Governo, acrescentando que tem vindo a acompanhar os problemas para repor a normalidade.

"A AT informou o Governo da existência de constrangimentos técnicos que têm condicionado a emissão das notas de cobrança do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI),referentes ao ano 2024", lê-se no comunicado do Ministério das Finanças.

"Considerando que estes constrangimentos impossibilitaram o envio atempado de um conjunto alargado de notas de cobrança do IMI, o qual se encontra a decorrer, o Governo decidiu prorrogar, para todos os contribuintes, o prazo para o pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto até ao final do mês de junho".

Além disso, "tendo em conta as referidas dificuldades temporárias no acesso ao Portal das Finanças e a proximidade dos novos prazos para o cumprimento das obrigações fiscais em matéria de IVA, que afetaram os trabalhos das empresas e dos contabilistas para o preenchimento da declaração de rendimentos do IRC (Modelo 22), o Governo decidiu, também, alargar o prazo para o cumprimento desta obrigação até ao dia 16 de junho".

Na segunda-feira, em declarações ao Negócios, a bastonária da Ordem dos Contabilistas lamentava a situação "muito complicada" no portal das Finanças, defendendo um adiamento quer da modelo 22 quer da declaração de IVA.

Na terça-feira, as Finanças adiantaram ao Negócios o adiamento do prazo para pagamento do IVA.

Assim, o prazo de comunicação ao Fisco das faturas referentes ao mês de abril, por parte dos operadores económicos,  poderá excecionalmente ser efetuada até à próxima sexta-feira, 9 de maio.

Foram igualmente alargados, até 26 de maio, os "prazos relativos à entrega das declarações do IVA, referentes ao mês de março, pelos sujeitos passivos integrados no regime mensal, e ao 1.º trimestre, pelos contribuintes do regime trimestral", permitindo-se que "o pagamento do respetivo IVA possa ser efetuado até 30 de maio, sem quaisquer acréscimos ou penalidades"

Ver comentários
Publicidade
C•Studio