Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Judiciária faz buscas na Agência Nacional de Inovação

As instalações em Lisboa e Porto da agência foram alvo de buscas realizadas por inspectores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Em causa está a recolha de elementos sobre suspeita de desvios de fundos comunitários num projecto de vinhos.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 21 de Setembro de 2016 às 11:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 13
  • ...
A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ está a fazer buscas nas instalações da Agência de Inovação no Porto e em Lisboa, avança o Público, que obteve confirmação da notícia por parte da Polícia Judiciária. 

De acordo com a SIC, estão a ser recolhidos elementos sobre suspeita de desvios de fundos comunitários de projectos de inovação, num inquérito liderado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). As suspeitas recaem de acordo com fonte do Ministério da Economia, sobre um projecto de vinhos datado de 2006, refere a Lusa.
 
A Agência Nacional de Inovação (ANI), na dependência dos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem por objectivo aumentar a relação entre o sector empresarial e o sistema de investigação e desenvolvimento, estimulando o reforço do investimento empresarial e promovendo "um ambiente social favorável ao empreendedorismo de base tecnológica e a uma cultura de mérito e risco", lê-se no site da agência.

A ANI gere "um conjunto de incentivos financeiros e incentivos fiscais à investigação e inovação", nomeadamente no âmbito do quadro de fundos comunitários Portugal 2020, Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial (SIFIDE) e incentivos financeiros às infraestruturas tecnológicas, lê-se no site da instituição.


Suportada por participações do IAPMEI (50%) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (50%), a entidade é liderada desde Outubro de 2014 por José Carlos Caldeira. O conselho consultivo da agência é liderado pelo ex-ministro da Economia, Daniel Bessa. 

(Notícia actualizada às 13:22 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ Agência de Inovação no Porto Lisboa Polícia Judiciária crime lei e justiça
Mais lidas
Outras Notícias