pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sarkozy vai ser julgado por corrupção e tráfico de influência

O ex-presidente francês vai mesmo a tribunal acusado pelos crimes de corrupção e tráfico de influência por ter alegadamente tentado obter informações que estavam em segredo de justiça.

nicolas sarkozy
nicolas sarkozy Reuters
29 de Março de 2018 às 15:32

As autoridades judiciárias gaulesas querem julgar Nicolas Sarkozy pelos crimes de corrupção e tráfico de influência, revela o diário Le Monde. Em causa está a alegada tentativa do antigo presidente francês exercer influência para aceder a informações em segredo de justiça relativas à supostas irregularidades cometidas pela sua campanha presidencial de 2007.

A notícia avançada esta quinta-feira, 29 de Março, diz respeito ao caso das escutas que implicam também o advogado e amigo de Sarkozy, Thierry Herzog, e o magistrado Gilbert Azibert. O ex-chefe de Estado será presente a um juiz para prestar esclarecimentos sobre o alegado financiamento ilegal à sua campanha de 2007 providenciado pelo regime líbio liderado de Muammar Khadafi.

(Notícia actualizada às 16:00)

A informação de que Sarkozy será julgado já foi entretanto confirmada, adianta a Reuters, pelo procurador responsável pela investigação a crimes financeiros. A mesma agência noticiosa avança que os advogados de Sarkozy já revelaram que vão recorrer da decisão de levar o ex-presidente gaulês a tribunal. 

Através do seu advogado, Sarkozy terá proposto a promoção de carreira do magistrado Gilbert Azibert, exigindo em troca informações sobre o processo que este tinha em mãos referente ao financiamento ilegal da campanha presidencial de 2012 supostamente feito por intermédio da herdeira do império L’Oreal, Liliane Bettencourt. 

Nicolas Sarkozy foi detido na terça-feira, dia 20 de Março, para ser interrogado no âmbito da investigação ao financiamento da campanha eleitoral em 2007. O presidente gaulês já havia sido detido em 2014, acusado de corrupção activa, na sequência das escutas telefónicas que apontavam para ligações a altos quadros da justiça e polícia francesas e ap já referido financiamento ilegal à campanha de 2007. Foi depois formalmente indiciado em 21 de Março pelos crimes de corrupção passiva e tráfico de influência.

Nicolas Sarkozy esteve no Eliseu entre 2007 e 2012, ano em que falhou a reeleição ao ser derrotado nas presidenciais pelo socialista François Hollande. Em 2016 perdeu nas primárias do centro-direita, falhando a tentativa de uma nova candidatura presidencial. Nos últimos anos Sarkozy foi alvo de várias investigações relacionadas com a prática de crimes de corrupção, tráfico de influência, fraude e favorecimento ilícito. 
Ver comentários
Publicidade
C•Studio