Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente angolano cria Conselho Económico e Social com 45 membros

O presidente angolano João Lourenço formalizou esta segunda-feira através de um decreto, a criação do Conselho Económico e Social, que será constituído por 45 membros, segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente.

João Lourenço tem ensaiado aproximações à Europa e também aos Estados Unidos.
José Coelho/Lusa
Lusa 21 de Setembro de 2020 às 20:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O "novo espaço de diálogo com a sociedade" tinha sido anunciado pelo Presidente da República em maio num encontro em Luanda com representantes da sociedade civil para avaliação do impacto da covid-19 nas empresas e nas famílias.

Segundo a nota da Casa Civil, a existência do Conselho Económico e Social vai permitir que João Lourenço receba "contribuições da comunidade empresarial, das cooperativas, da comunidade científica académica, das associações que se ocupam do desenvolvimento sócio-económico da mulher e dos jovens, assegurando assim uma participação mais ativa destes nos aspetos de programação e de execução das tarefas do desenvolvimento nacional".

O Conselho é composto por quarenta e cinco membros, escolhidos entre especialistas reconhecidos nas áreas das ciências económicas e sociais, bem como empresários e gestores que cumprirão um mandato de dois anos.

Para já, chefe do executivo angolano designou 40 elementos, entre os quais os economistas Carlos Rosado de Carvalho, Precioso Domingos, Yuri Quixina e Manuel Alves da Rocha, empresários de vários ramos como Pedro Godinho Domingos, José Severino, Manuel Sumbula e Domingos Vunge, ambientalistas como Vladimir Russo, etc.

A lista será completada com mais cinco nomes ainda por designar.

O Conselho Económico e Social "é um órgão de reflexão de questões de especialidade macro-económica, empresarial e social, que está à disposição do Titular do Poder Executivo para efeitos de consulta de matérias do interesse do Executivo", salienta ainda a nota, explicando que este  órgão autónomo não integra a Administração Pública.

 
Ver comentários
Saber mais Conselho Económico e Social Pedro Godinho Domingos joão lourenço angola
Mais lidas
Outras Notícias