Criados 130 mil novos postos de trabalho em janeiro nos EUA, muito acima das expectativas
As empresas dos EUA criaram 130 mil novos postos de trabalho em janeiro, um valor muito acima da média de 65 mil postos de trabalho que era esperada pelos economistas.
Os dados foram revelados esta quarta-feira pelo Departamento de Estatísticas Laborais (BLS na sigla em inglês) dos EUA.
PUB
Já relativamente às projeções de dezembro, o BLS reviu em baixa os valores avançados no início de janeiro: foram criados 47 mil postos de trabalho e não os 50 mil que tinham sido calculados inicialmente.
Como resultado da criação de emprego, a taxa de desemprego recuou no mês de janeiro, situando-se nos 4,3%, contra os 4,4% registados em dezembro.
Os valores mostram um arranque de ano positivo para o mercado de trabalho norte-americano e um clima mais estável do que o antecipado. Na semana passada, foi revelado que o número de despedimentos registados no mês de janeiro foi de 108.435 pessoas, o que representou um salto de 118% em comparação com igual período do ano anterior e que deixou os analistas e investidores apreensivos com a "saúde" do mercado laboral americano.
PUB
Em reação aos valores agora anunciados, os analistas esperam que a Reserva Federal norte-americana possa avançar com um corte das taxas de juro diretoras apenas em julho e não em junho, como antecipado anteriormente.
Mais lidas
O Negócios recomenda