Inflação nos EUA cai para 2,4% em janeiro
O índice de preços no consumidor (CPI na sigla em inglês) dos EUA caiu para 2,4% em janeiro, sem ajustes sazonais, baixando 0,3 pontos percentuais face à inflação de dezembro, de 2,7%. Considerando os ajustamentos sazonais, o CPI avançou 0,2% em janeiro.
O valor da inflação fica assim abaixo daquele que era o consenso dos economistas ouvidos pela Bloomberg, que apontavam para uma inflação de 2,5% em janeiro. O número alcançado em janeiro é o mais baixo em oito meses.
PUB
Com a inflação a mostrar melhorias e os dados do emprego de janeiro fortes – com a criação de 130 mil postos de trabalho –, os analistas apontam agora para a possibilidade de a Fed fazer três cortes nas taxas de juro diretoras este ano, contra os dois cortes até agora estimados.
"O índice relativo à habitação aumentou 0,2% em janeiro e foi o principal fator por detrás da subida mensal do índice geral", lê-se na análise do Departamento de Estatísticas de Trabalho dos EUA (Bureau of Labor Statistics).
Em alguns itens específicos, os preços até registaram um recuo na variação em cadeia: gasolina (- 3,2%), carros e carrinhas usadas (- 1,8%)
PUB
A inflação subjacente (conhecida como core inflation), que exclui os preços de bens de valor volátil, como os da energia e alimentos, situou-se nos 2,5%, sem ajustes sazonais. Já a variação mensal da inflação "core" com ajustes sazonais foi de 0,3%.
Mais lidas
O Negócios recomenda