O que é a USAID e por que é alvo de Trump e Musk?
A USAID foi criada em 1961 sob a administração do Presidente John F. Kennedy e tem sido o braço humanitário do governo norte-americano. Tem um orçamento de 40 mil milhões de dólares, cerca de 10 mil funcionários e milhares de colaboradores em organizações não governamentais em todo o mundo. Até à chegada de Trump, a agência atuava em mais de 100 países.
PUB
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional distribui todos os anos milhões de dólares para financiar e operar programas de ajuda humanitária em países em guerra ou atingidos por catástrofes naturais, controlar surtos de doenças como a malária e a tuberculose, apoiar iniciativas de combate à sida, aliviar a pobreza, a fome e também programas de apoio ao desenvolvimento na área do ambiente, agricultura, saneamento e direitos humanos.
A chegada de Trump
A 20 de janeiro, Donald Trump toma posse como Presidente dos Estados Unidos. A 3 de fevereiro, a principal sede da USAID é encerrada e o site fechado. No dia a seguir, todas as instalações da agência em Washington fecham portas e, no final do dia, o Governo anuncia que a maioria dos funcionários será colocada em licença administrativa remunerada. Quanto aos funcionários que estão fora dos Estados Unidos, devem regressar ao país no prazo de um mês, salvo raras exceções.
PUB
E porquê? Para a administração Trump, o trabalho desenvolvido pela agência não joga com o lema "América primeiro". Em comunicado, a Casa Branca refere que, durante décadas, a USAID "não prestou contas aos contribuintes norte-americanos à medida que distribuía grandes quantias de dinheiro a projetos ridículos e, em muitos casos, mal-intencionados de burocratas entrincheirados". Como exemplo, o Governo aponta o financiamento de programas de diversidade, equidade e inclusão na Sérvia e de uma ópera transgénero na Colômbia.
PUB
Nas redes sociais, Elon Musk escreveu que a agência era uma "organização criminosa" e que o Departamento de Eficiência Governamental passou "o fim-de-semana a enfiar a USAID numa trituradora".
Quais as consequências?
PUB
Desde logo, organizações que dependiam dos fundos da USAID demitiram centenas de funcionários. Depois, entre as iniciativas que foram interrompidas estão, entre outras, investigações e trabalho no terreno para impedir a disseminação de um surto de Ébola no Uganda ou a suspensão da entrega de lenha para soldados ucranianos que combatem a Rússia. Fontes do setor alertam que há muitas vidas em risco imediato.
Saber mais sobre...
Saber mais Doenças Política Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional Donald Trump Elon Musk Estados Unidos USAID ajuda humanitáriaMais lidas
O Negócios recomenda