pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Não há informações de portugueses atingidos em Boston

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, afirmou à agência Lusa não ter informação de qualquer português atingido pelas explosões registadas na maratona de Boston.

36 Boston, Estados Unidos
36 Boston, Estados Unidos Bloomberg
15 de Abril de 2013 às 23:22

O balanço provisório das duas explosões que se registaram perto da meta da maratona de Boston dá conta de dois mortos e cerca de uma centena de feridos.

De acordo com José Cesário, o consulado de Portugal em Boston, que se situa próxima do local das explosões, ficou com os vidros "completamente partidos", mas não se registaram feridos, porque os serviços consulares estavam encerrados.

A prova de atletismo contou com 16 participantes portugueses, entre os quais Dulce Félix, que ficou em nono lugar. "O nosso cônsul está a acompanhar a situação, está em contacto com as autoridades norte-americanas. Até ao momento não temos qualquer informação de qualquer português atingido", sublinhou José Cesário.

Comitiva da atleta Dulce Félix está bem

A comitiva portuguesa que acompanhou a atleta Dulce Félix na maratona de Boston, nos Estados Unidos, estava próxima do local onde aconteceram hoje duas explosões, mas nenhum dos elementos foi afectado, disse à Lusa o empresário da desportista.

Hugo Sousa explicou à agência Lusa que a comitiva e a atleta portuguesa estavam a almoçar no hotel da organização, a cerca de 200 metros da meta da maratona, quando ouviram as explosões: "Percebemos que algo de grave tinha acontecido". "A organização pediu-nos para estarmos com calma, esperar notícias e tentar perceber que se passou realmente. Não há explicações se foi acidente, explosão de conduta de gás, atentado, tudo o que se fala são especulações", descreveu.

De acordo com Hugo Sousa, havia 16 portugueses a correr a maratona, alguns amadores, mas desconhece-se a situação desses atletas.

As explosões terão ocorrido na zona das bancadas e "alguns dos feridos certamente eram pessoas que estavam ainda a cortar a meta", referiu.

Contactado pela Lusa, o cônsul de Portugal em Boston, Paulo Cunha Alves, disse que não tinha ainda qualquer informação sobre os feridos e se entre eles estão portugueses. "Não temos notícias concretas ainda. Ainda é cedo", afirmou.

Também Sérgio Costa saiu ileso

A Federação Portuguesa de Atletismo informou hoje que, além de Dulce Félix, o atleta Sérgio Costa saiu ileso das duas "grandes explosões" na maratona de Boston horas após os primeiros desportistas cortarem a meta.

"Dos 16 portugueses em prova, neste momento só conseguimos confirmar que a Ana Dulce [Félix] e toda a comitiva portuguesa que acompanha os atletas de elite, Hugo Sousa, Sílvia Martins e Maria do Sameiro Araújo, estão em segurança. Vamos ser pacientes e aguardar pelas informações oficiais das forças de segurança", refere a federação de atletismo na sua conta de Facebook.

Entretanto, um amigo de Sérgio Costa também testemunhou na mesma rede social, na página da federação, que o atleta está bem.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio