EUA e Cuba restabelecem relações diplomáticas e abrem embaixadas
Em Dezembro passado, depois de dezoito meses de negociações secretas intermediadas pelo Papa e por autoridades do Canadá, Barack Obama e Raul Castro acordaram em restabelecer as relações entre os dois países, e, desde então, tem vindo a ser negociada a abertura de embaixadas em Havana e Washington, escreve hoje a Reuters e o The Guardian.
PUB
Desde 1970 que os dois países têm missões diplomáticas tanto nos EUA, como em Cuba, sob a protecção da Suíça, mas estas não gozam do estatuto atribuído a uma embaixada, explica o The Guardian.
O secretário de Estado norte-americano, Jonh Kerry, é esperado numa cerimónia em Havana, a 20 de Julho, para oficializar a abertura da embaixada, escreve o jornal Público.
PUB
Uma vez restauradas as relações diplomáticas entre os dois países, estes terão de solucionar outras questões profundas como o embarco económico dos EUA a Cuba (cuja revogação os Republicanos - e até alguns democratas - se opõem), as questões de soberania sobre Guantanamo Bay, o posicionamento sobre questões relativas aos direitos humanos, o pedido de compensações por propriedades americanas confiscadas em Havana, entre outras.
Os EUA cortaram relações diplomáticas com Cuba em 1961 após a revolução de Fidel Castro, recorda o The Guardian.
PUB
(Notícia actualizada às 19h01)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Barack Obama Raul Castro Havana Washington Cuba EUA política diplomaciaMais lidas
O Negócios recomenda