Macron quer “reforma de fundo” na OMC
"É necessário actualizar por completo as regras da concorrência global", defendeu o presidente francês, Emmanuel Macron, num discurso proferido na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Paris.
PUB
Macron instou as maiores potências económicas a iniciarem conversações para reformar a OMC e evitar que as tensões actuais resultem em verdadeiras guerras comerciais.
"Todos os lados perdem numa guerra comercial", sublinhou o presidente gaulês, que indicou que irá sugerir o início de negociações entre a União Europeia (UE), EUA, China e Japão para que se alcance um "roteiro" para a reforma da OMC antes da próxima reunião do G-20, que se realiza na Argentina no final do ano.
PUB
O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, afirmou, nesta reunião na sede da OCDE, que a Europa irá defender os seus interesses se os EUA aplicarem tarifas sobre as importações de alumínio e aço originárias da UE. A isenção concedida pela Casa Branca à União Europeia termina na sexta-feira.
"Nós, franceses e europeus, não queremos uma guerra comercial. Mas se formos atacados teremos de defender os nossos interesses", referiu Le Maire.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Emmanuel Macron OCDE OMC UE EUA China Japão G-20 Bruno Le Maire guerra comercial comércio mundialAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda