Governo indiano assegura a Putin que a Índia "não é neutra" na guerra
O país asiático tem sofrido pressões internacionais para diminuir a compra de petróleo russo.
- 2
- ...
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse esta sexta-feira ao Presidente russo, Vladimir Putin, que o seu país não mantém uma posição neutra em relação ao conflito na Ucrânia, mas antes alinha ativamente em prol da paz.
"Nos últimos dias, sempre que conversei com líderes da comunidade internacional e discutimos este assunto em detalhe, sempre afirmei que a Índia não é neutra. A Índia tem uma posição clara, e essa posição é a favor da paz. Apoiamos todos os esforços em prol da paz", declarou o líder indiano.
A declaração foi feita durante o início das conversações oficiais na cimeira anual que os dois líderes estão a realizar em Nova Deli, Índia.
No seu discurso televisivo na abertura da reunião, Modi enfatizou a urgência de pôr fim ao conflito através do diálogo e da diplomacia.
"Apoiamos uma solução pacífica", disse o presidente indiano a Putin, fazendo uma distinção semântica fundamental face às críticas ocidentais que interpretam frequentemente a abstenção da Índia na ONU como indiferença ou apoio tácito a Moscovo.
A declaração de Modi procura redefinir a posição estratégica de Nova Deli num momento de pressão internacional.
Embora a Índia não tenha condenado explicitamente a invasão que começou em 2022 e se tenha tornado o segundo maior comprador de crude russo, o primeiro-ministro insistiu que a solução não virá do campo de batalha.
Este encontro marca o ponto alto da primeira visita de Estado de Putin à Índia em três anos.
O líder do Kremlin chegou na quinta-feira à noite à capital indiana com o objetivo de reforçar a sua aliança comercial e de defesa contra as sanções ocidentais, enquanto Modi tenta equilibrar os seus laços históricos com Moscovo, sem alienar os seus parceiros em Washington e na Europa.
Mais lidas