Washington diz estar confiante nas negociações comerciais entre Trump e Xi
O secretário norte-americano do Tesouro acredita que as negociações estabeleceram uma “estrutura muito bem-sucedida” para a próxima reunião entre Trump e Xi e sinaliza possível extensão da trégua comercial.
Os EUA e a China acordaram com um quadro “muito positivo” para a cimeira de alto nível entre Donald Trump e Xi Jinping esta semana, indicou este domingo o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, aumentando as expectativa de uma extensão da trégua comercial que está prevista expirar no próximo mês.
Após semanas de tensões comerciais crescentes entre as duas maiores economias do mundo, Bessent e o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng concretizaram um segundo dia de negociações na Malásia antes da primeira cimeira entre Trump e Xi desde 2019.
“Descreveria [as negociações] como construtivas, abrangentes, profundas e que nos vão dar a capacidade de avançar e preparar o terreno para a reunião dos líderes num quadro muito positivo”, disse Bessent.
Questionado se os dois países poderiam prolongar a trégua, que está prevista expirar a 10 de novembro, Bessent disse: “Diria que sim”, mas alertou que Trump, que chegou à Malásia este domingo, tomaria a decisão final pelos EUA.
A agência de notícias estatal chinesa Xinhua disse que as partes chegaram a um “consenso básico” sobre uma estrutura para “abordar as suas respetivas preocupações”.
As negociações que antecederam o encontro previsto para a próxima quinta-feira, abrangeram temas como o controlo de exportação, impostos sobre o transporte marítimo chinês, fentanil e comércio de produtos agrícolas.
Mais lidas