Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil: ONU alerta que crise política pode ter impacto internacional

O secretário-geral da organização pediu aos líderes brasileiros para que solucionem o impasse que em que vive o país.

Mike Segar/Reuters
Negócios 30 de Março de 2016 às 19:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Pela primeira vez em quase uma década, a ONU lançou um apelo dirigido ao Brasil, alertando que a crise política pode ter impacto internacional, pedindo uma solução "harmoniosa" para o impasse instalado. "Por enquanto, este é um problema político doméstico. Mas o Brasil é um país muito importante e qualquer instabilidade política no Brasil é uma preocupação para nós", disse Ban Ki Moon, em Genebra. "Peço aos líderes que adoptem soluções harmoniosas e pacíficas", declarou. "Sei que é um desafio o que o país vive. Mas acho que o Brasil vai conseguir superá-lo", acrescentou.


O apelo de Ban Ki Moon surge depois de há uma semana a ONU ter emitido uma declaração onde insta os agentes públicos brasileiros a "cooperarem totalmente" com as autoridades judiciárias nas investigações sobre "suposta corrupção de alto nível, para evitar quaisquer acções que possam ser vistas como um meio de obstruir a Justiça". Nessa mesma declaração, a ONU lembrava ainda que a Justiça deve
actuar com "escrúpulos, dentro das regras do Direito interno e internacional, evitando adoptar posições político-partidárias."


"Estamos preocupados com a possibilidade de que um círculo vicioso possa estar sendo desenvolvido que acabe afectando a credibilidade tanto do Executivo como do Judiciário" e as "conquistadas democráticas feitas nos últimos 20 anos", disse então Rupert Colville, porta-voz da ONU, citado pela Veja.

Ver comentários
Saber mais Brasil ONU Ban Ki Moon Dilma Lula Lava jato
Mais lidas
Outras Notícias