Mundo Polícia francesa retira independentistas catalães de estrada fronteiriça bloqueada

Polícia francesa retira independentistas catalães de estrada fronteiriça bloqueada

Há cerca de 24 horas que a AP-7 está bloqueada, num protesto convocado pelo movimento Tsunami Democràtic.
Polícia francesa retira independentistas catalães de estrada fronteiriça bloqueada
Sábado 12 de novembro de 2019 às 08:24

A polícia francesa começou a retirar os manifestantes que bloquearam a fronteira da estrada AP-7 entre França e Espanha, junto a La Jonquera (Catalunha), cerca das oito da manhã – sete horas em Portugal continental.

De acordo com o jornal El País, a Gendarmaria Nacional e a Polícia Nacional estão a recorrer à força, com o recurso a gás pimenta. Estas estão a opor-se à retirada, sentando-se na estrada e não obedecendo às ordens, no lado francês da fronteira.

Do lado espanhol, a equipa de polícia de choque dos Mossos d’Esquadra esperam por ordens. O El País relata que os ministros do Interior francês e espanhol estiveram em contacto "constante" devido a este bloqueio.

Há 24 horas que esta fronteira na Catalunha está bloqueada, na primeira ação convocada pelo movimento Tsunami Democràtic desde as eleições de domingo, dia 9. O trânsito foi desviado para estradas mais pequenas, visto que os manifestantes instalaram barreiras de cimento e criaram um palco para concertos.     

Desde outubro que a Catalunha tem sido agitada por protestos em massa. Nesse mês, foram sentenciados os nove líderes separatistas que lideraram o referendo à independência em 2017.




Marketing Automation certified by E-GOI