Rússia espera crescimento do PIB de pelo menos 1,5% em 2025
O ministro das Finanças tem criticado repetidamente o Banco Central da Rússia (BCR) pelas altas taxas de juro, alertando que isso poderia levar o país à recessão.
- 3
- ...
A Rússia terá um crescimento do PIB de pelo menos 1,5% em 2025, apesar das altas taxas de juros impostas pelo Banco Central Russo para conter a inflação, garantiu esta quarta-feira o ministro das Finanças, Anton Siluanov.
"Embora estejamos a observar uma política financeira e de crédito bastante rigorosa este ano, o ritmo de crescimento económico não será inferior a 1,5% em nenhum caso", afirmou o ministro durante a reunião governamental com o Presidente Vladimir Putin, citando dados do Ministério do Desenvolvimento Económico.
O ministro das Finanças, assim como o ministro da Economia, Maxim Reshetnikov, criticou repetidamente o Banco Central da Rússia (BCR) pelas altas taxas de juro, alertando que isso poderia levar o país à recessão.
Por esse motivo, Siluanov enfatizou hoje a importância de promover um "orçamento equilibrado" que "dará ao BCR mais oportunidades para flexibilizar a política financeira e de crédito, tornando os empréstimos mais acessíveis e aumentando os recursos em diversos setores da economia".
"Isto proporcionará um impulso adicional ao desenvolvimento económico e social no próximo ano", afirmou, observando que o seu ministério está a coordenar estreitamente as políticas de crédito para os próximos três anos com o banco central.
A assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Económico informou esta quarta-feira que não há uma previsão precisa para os resultados deste ano, mas garantiu que os indicadores atualizados serão apresentados em breve.
De acordo com os últimos relatórios do Ministério, o PIB russo cresceu 1,2% no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período em 2024.
Mais lidas