pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Mario Draghi admite risco de deflação na Zona Euro

"O risco de não cumprirmos o nosso mandato de estabilidade de preços é hoje maior do que era há seis." Em entrevista do jornal económico alemão Handelsblatt, Mario Draghi garante que o Banco Central Europeu está preparado para reagir a um longo período de inflação baixa.

mario draghi BCE reunião setembro
mario draghi BCE reunião setembro Reuters
02 de Janeiro de 2015 às 08:37

Mario Draghi afirmou esta sexta-feira, 2 de Janeiro, em entrevista do jornal económico alemão Handelsblatt que não pode excluir, totalmente, a possibilidade de a Zona Euro (desde ontem composta por 19 membros com a adesão da Lituânia) entrar num período de deflação. "Os riscos são limitados mas temos que agir contra esses riscos", afirmou o responsável da instituição monetária à publicação alemã.  

Nesta entrevista, o italiano Mario Draghi admitiu ainda que "o risco de não cumprirmos o nosso mandato de estabilidade de preços é hoje maior do que era há seis". No caso do Banco Central Europeu, cumprir o mandato de estabilidade de preços significa alcançar uma taxa de inflação em torno dos 2%. No entanto, os mais recentes dados divulgados pelo Eurostat mostram que a taxa de inflação na região caiu para os 0,3% no passado mês de Novembro.

Perante este cenário, o presidente do Banco Central Europeu garantiu que, caso seja necessário, a instituição está em condições de "alterar a dimensão, a velocidade e a composição das nossas medidas já no início de 2015 para reagir a um longo período de baixa inflação na região". E sublinhou que nesta questão os membros do BCE estão todos de acordo. É assim cada vez mais provável que o Banco Central Europeu avance para a compra de dívida soberana.

Esta quarta-feira, o economista chefe do Banco Central Europeu, Peter Praet, tinha já afirmado, em entrevista ao jornal alemão Boersen-Zeitung, que a Zona Euro pode assistir a períodos de "inflação negativa durante uma parte substancial de 2015", essencialmente devido à queda dos preços do petróleo e que o Conselho de Governadores do banco central "não pode apenas ficar a olhar" para o problema sem tomar medidas.

(Notícia actualizada às 08h52)

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.