Novo governador do BdP ouvido no Parlamento a 17 de setembro
O procedimento é obrigatório para que o ex-economista chefe da OCDE possa ser oficialmente nomeado governador do regulador da banca, através da aprovação de uma resolução do Conselho de Ministros.
- 1
- ...
Álvaro Santos Pereira, nomeado pelo Governo de Luís Montenegro como sucessor de Mário Centeno na liderança do Banco de Portugal (BdP), irá ser ouvido no Parlamento no dia 17 de setembro, de acordo com o jornal Eco, que cita informação revelada pelo deputado do Chega e presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), Rui Afonso.
O procedimento é obrigatório para que o ex-economista chefe da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) possa ser oficialmente nomeado governador do BdP, através da aprovação de uma resolução do Conselho de Ministros.
A audição na COFAP estará marcada para as 11h desse dia.
O novo governador do regulador da banca foi nomeado pelo Governo no passado dia 24 de julho. O nome de Álvaro Santos Pereira foi proposto pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e aprovado na reunião de Conselho de Ministros que teve lugar nessa mesma data.
Em conferência de imprensa após a reunião, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro justificou a nomeação, dizendo que Álvaro Santos Pereira "é um profundo conhecedor da economia portuguesa e internacional, e conhecedor do sistema financeiro". "É uma voz muito reputada internacionalmente e, tal como o doutor Gabriel Bernardino [nomeado para a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)], é uma pessoa que triunfou por mérito próprio, no plano internacional, como especialista independente nas suas áreas", disse.
Santos Pereira foi professor universitário no Canadá e no Reino Unido, e foi escolhido por Pedro Passos Coelho para ministro da Economia, em 2011. Em 2014, foi nomeado diretor de estudos nacionais do Departamento de Economia da OCDE e, em junho do ano passado, foi promovido a economista-chefe da organização sediada em Paris. Irá suceder a Mário Centeno que ocupava o cargo de governador do BdP desde 2020.
Mais lidas