Verdes: "Este Governo é um verdadeiro perigo para o País"

O Partido Ecologista Os Verdes considera que "os cortes que foram anunciados como transitórios não vão ser aliviados" mas substituídos por um "vergonhoso aumento de impostos".
heloísa Apolónia
Bruno Simão/Negócios
Ana Laranjeiro 30 de Abril de 2014 às 19:57

Em reacção ao Documento de Estratégia Orçamental (DEO), apresentado esta quarta-feira, a líder do Partido Ecologista Os Verdes, Heloísa Apolónia, considera que "os cortes que foram anunciados como transitórios não vão ser aliviados", mas substituídos por um "vergonhoso aumento de impostos".

PUB

 

O DEO prevê que a partir de 1 de Janeiro de 2015 a taxa normal de IVA suba 0,25 pontos percentuais e a taxa social única a cargo do trabalhador seja agravada em 0,2 pontos percentuais. Esta é uma das soluções do Governo para ajudar a reequilibrar as contas dos sistemas de segurança social, nomeadamente na componente das pensões.

PUB

 

No âmbito das medidas que, a partir do próximo ano substituirão a contribuição extraordinária de solidariedade (CES), contempla-se "um aumento de 0,2 pontos percentuais da contribuição do trabalhador para os sistemas de Previdência Social, a suportar por todos os trabalhadores".

PUB

 

A responsável, que falava no Parlamento em Lisboa, sustentou ainda que "as funções sociais do Estado estão ameaçadas" e que "este Governo é um verdadeiro perigo para o País".

PUB

 

No documento apresentado hoje ao País consta ainda a intenção do Governo de permitir que os funcionários públicos recuperem, a partir do próximo ano, 20% dos corte salarias que sofreram nos últimos anos.

PUB
Pub
Pub
Pub