pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Cada deputado custou ao PS cerca de 19 mil euros

Foi o custo por candidato eleito mais baixo das últimas legislativas, de acordo com a análise do DN. A deputada do PAN, por exemplo, custou 252 mil euros.

Antonio Costa legislativas 2022
Antonio Costa legislativas 2022 João Cortesão
23 de Março de 2023 às 09:06

O PS e a Iniciativa Liberal foram os partidos que menos cumpriram o orçamento estipulado para a campanha das últimas legislativas, de acordo com os dados publicados no site  Entidade das Contas e Financiamentos Políticos do Tribunal Constitucional, e analisados pelo Diário de Notícias na edição desta quinta-feira.

A campanha dos socialistas custou quatro milhões de euros, mas tendo em conta o resultado da maioria absoluta, foi também a mais rentável. Fazendo as contas, cada deputado custou ao PS cerca de 19 mil euros, tratando-se do custo por candidato eleito mais baixo da campanha, conta o mesmo jornal. E exemplifica: 13 vezes menos do que o custo mais caro, o da eleição da deputada única do PAN, Inês Sousa Real, que custou 252 mil euros. 

Outra das várias conclusões que o jornal elenca da análise feita aos valores da campanha das últimas legislativas prende-se com o PAN ter gastado quatro vezes mais do que o Live para ter o mesmo resultado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio