PAN e PSD aprovaram mais diplomas do Governo do que a esquerda
Desde 2019, no início da legislatura que agora chega ao fim, o PAN aprovou quase 70% das propostas de lei apresentadas pelo Governo. O PSD votou favoravelmente dois terços dos diplomas apresentados pelo Executivo de António Costa. Parceiros da Esquerda votaram menos vezes ao lado do PS.
O PAN e o PSD foram os partidos de oposição que mais vezes votaram ao lado do PS para aprovar os diplomas do Governo na Assembleia da República. Das 91 propostas de lei apresentadas pelo Governo desde o início da legislatura que agora chega ao fim, o PAN aprovou 63. O PSD aprovou 57.
Isto significa que quase 70% das propostas de lei apresentadas pelo Governo tiveram o voto favorável do PAN. Mais: em dois terços das votações (62,6%) o Governo socialista contocou com o apoio, expresso pelo voto a favor, do PSD.
A contabilização foi feita na edição desta terça-feira, 14 de dezembro, do Diário de Notícias. Só depois surgem as bancadas da esquerda - e a alguma distância. O BE deu o seu voto a 50,5% das propostas. Foram 46 as propostas aprovadas pelos bloquistas, mais nove que o PCP. Os comunistas votaram favoravelmente por 37 vezes (e o PEV um pouco mais, 39), ambos menos de metade do total. Também a Iniciativa Liberal viabilizou 39 diplomas do Executivo, enquanto o CDS se ficou pelos 34 e o Chega pelos 31.
Mais lidas