pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PS lidera intenções de voto mas PSD aproxima-se

O barómetro da Intercampus para o Negócios, Correio da Manhã e CMTV mostra que o PS está em queda e o PSD em ascenção nas intenções de voto. Chega reforça posição na sondagem como terceira força política.

antonio costa PS partido socialista carlos cesar
antonio costa PS partido socialista carlos cesar Lusa
18 de Setembro de 2022 às 17:00

O PS está a perder parte da vantagem que tem sobre o PSD, de acordo com o barómetro da Intercampus para o Negócios, Correio da Manhã e CMTV. Os socialistas obtêm em setembro 30,6% das intenções de voto (já feita a extrapolação dos que dizem não votar), o que representa uma descida face aos 33,1% do mês passado. Já o PSD obtém 24,7%, uma subida de 1,9 pontos percentuais. A distância passa de cerca de 10 para 6 pontos percentuais.

O Chega marca posição como terceira força política, mostra ainda a sondagem, com 9,2% das intenções de voto, mais do que os 8,4% de agosto.

Em sentido inverso, a Iniciativa Liberal cai de 7,1% para 5,2%, ficando com a mesma percentagem do Bloco de Esquerda (que tinha obtido 5,0% em agosto).

Mais abaixo, surge CDU com 2,9%, uma subida de 0,7 pontos percentuais; PAN (2,5%, subida face aos 1,3% de agosto); Livre (1,8%); e CDS (1,1%).

antonio costa PS partido socialista carlos cesar
PS lidera intenções de voto mas PSD aproxima-se

Ficha técnica

Objetivo: Sondagem realizada pela Intercampus para a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da política nacional, incluindo a intenção de voto em eleições legislativas. Universo: População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental. Amostra: A amostra é constituída por 606 entrevistas, com distribuição proporcional por género, idade e região. Recolha da Informação: A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade. Os trabalhos de campo decorreram de 9 a 15 de Setembro de 2022. Margem de Erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de 4,0%. Taxa de Resposta: A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 62,1%.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio