pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Secretário-geral fica com a gestão da IL até ser eleito substituto de Rui Rocha

Rui Rocha, que se demitiu no sábado de líder da IL, reconheceu que o partido não atingiu "a preponderância que todos desejavam" nas legislativas de 18 de maio.

Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal, em campanha
Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal, em campanha António Cotrim/Lusa
01 de Junho de 2025 às 16:21

O secretário-geral da Iniciativa Liberal (IL), Miguel Rangel, vai dirigir interinamente o partido até à próxima convenção, na sequência da demissão "com efeitos imediatos" do presidente dos liberais, Rui Rocha, foi anunciado este domingo.

Numa mensagem enviada hoje aos militantes, o partido refere que os vice-presidentes do partido comunicaram que "não pretendem exercer a sua prerrogativa estatutária de assumir" o cargo de presidente da comissão executiva.

O objetivo é "darem a palavra aos membros da Iniciativa Liberal para poderem eleger um novo presidente", lê-se ainda na mensagem.

Por isso, e de acordo com os estatutos, a comissão executiva vai continuar em gestão, coordenada pelo secretário-geral até à eleição, em convenção, do novo líder dos liberais, acrescenta-se na nota.

Não foi ainda anunciada a data da próxima convenção.

Rui Rocha, que se demitiu no sábado de líder da IL, reconheceu que o partido não atingiu "a preponderância que todos desejavam" nas legislativas de 18 de maio.

Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa, Rui Rocha anunciou que irá ocupar o lugar como deputado na Assembleia da República, e explicou que sai por não estar agarrado ao cargo e perante um ciclo político novo.

Explicou que a decisão surge da avaliação feita por si de dois anos e meio de liderança do partido e dos recentes resultados das eleições legislativas, nas quais a Iniciativa Liberal alcançou o melhor resultado em legislativas, crescendo no número de votos e em deputados eleitos.

Nas legislativas de 18 de maio, a IL conseguiu eleger nove deputados, mais um do que nas eleições anteriores, em 2024.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio