António Costa: resultado das eleições "significa um voto de confiança no PS"
"Em democracia é tão importante ganhar como perder. Em democracia não há vencedores nem vencidos. Em democracia vencem sempre os democratas". Foi assim que António Costa iniciou o seu discurso desta noite, após a vitória do Partido Socialista nas eleições europeias.
PUB
Antes de passar ao desempenho do seu partido nestas eleições, o primeiro-ministro não esqueceu o elevado nível da abstenção, admitindo que é preciso analisar e combater este fenómeno. "Quero manifestar o meu respeito por aqueles que hoje decidiram não votar e que nos colocam em todos nós uma responsabilidade de refletir sobre o que teremos de fazer melhor nos próximos cinco anos para que se sintam cidadãos da Europa. (…) Nós somos Europa e temos uma voz a dar na Europa", declarou.
PUB
Costa destacou ainda o facto de estas terem sido "as primeiras eleições onde os cidadãos já nascidos no século XXI puderam votar pela primeira vez".
PUB
Sobre o resultado do PS, que nas Europeias de 2014 alcançou 31,50% e agora atingiu 33,5%, António Costa agradeceu "a quem quis votar no PS nestas eleições".
PUB
A primeira conclusão a retirar, sublinhou, "é que não obstante o crescimento marginal das forças da extrema-direita e anti-europeias, há uma esmagadora maioria de apoiantes do projeto europeu".
PUB
"Os portugueses desejam que a Europa corresponda àquilo que são as principais ansiedades", frisou.
PUB
Este resultado "significa um voto de confiança no PS, e assumimos esse voto de confiança com humildade e sentido de responsabilidade", acrescentou.
PUB
António Costa referiu também a "derrota muito clara que o PSD e o CDS sofreram", contrapondo com o bom desempenho da "geringonça": "O PS e os partidos que com o PS viabilizaram a atual soluçao governativa não tiveram essa derrota".
O primeiro-ministro destacou ainda que "têm sido raras as vezes que um partido que está no governo vence eleições europeias".
PUB
"Interpretamos este resultado não como um cheque em branco, mas como uma exigência de responsabilidade para prosseguir e manter o rumo certo: mais crescimento, maior emprego, maior igualdade, contas certas. É este o mandato que iremos continuar a cumprir, agora com determinação renovada", concluiu.
Saber mais sobre...
Saber mais António Costa Partido Socialista Europeias PS primeiro-ministro Europa PSD CDS política eleições eleições europeiasMais lidas
O Negócios recomenda