Americanos lançam OPA sobre 8% da portuguesa Cipan
Os norte-americanos da Chartwell Pharmaceuticals querem comprar mais de 8% da Cipan – Companhia Industrial Produtora de Antibióticos, oferecendo um preço de 45 cêntimos por acção por cada um dos dois milhões de títulos pretendidos. O documento enviado esta quinta-feira, 25 de Agosto, à Comissão do Mercado de valores Mobiliários (CMVM) refere que: "Torna-se pública a decisão de lançamento de oferta pública de aquisição parcial e voluntária de um máximo de 2.000.000 (dois milhões) de acções representativas de cerca de 8,18% (oito vírgula dezoito por cento) do capital social da CIPAN".
PUB
O objecto da oferta pública de aquisição (OPA) parcial, lançada pela farmacêutica sediada em Nova Iorque, atinge um valor máximo de dois milhões de acções ordinárias, cada uma com o valor nominal de 15 cêntimos, que negoceiam no Easynext, gerido pela Euronext.
O objecto da oferta pública de aquisição (OPA) parcial, lançada pela farmacêutica sediada em Nova Iorque, atinge um valor máximo de dois milhões de acções ordinárias, cada uma com o valor nominal de 15 cêntimos, que negoceiam no Easynext, gerido pela Euronext.
Os 45 cêntimos oferecidos por título correspondem à última cotação da empresa antes do lançamento da oferta e pressupõem um prémio de 78,6% face ao valor médio ponderado do título nos últimos seis meses (de 25 cêntimos), refere o anúncio preliminar da oferta.
PUB
A unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos, o Caixa BI, é o intermediário financeiro da operação. Com a compra, os norte-americanos querem obter uma participação qualificada na companhia e ser "accionista de referência". Se à oferta acorrer um número superior aos dois milhões de acções, será feito o seu rateio proporcional. Se a oferta tiver sucesso, a Chartwell passará a deter cerca de 10% da empresa, já que actualmente detém indirectamente cerca de 2% do seu capital. O sucesso da oferta está condicionada a obter 10,01% de participação.
A unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos, o Caixa BI, é o intermediário financeiro da operação. Com a compra, os norte-americanos querem obter uma participação qualificada na companhia e ser "accionista de referência".
De acordo com a informação disponibilizada no seu site, a Cipan nasceu em 1963. Ano em que o complexo fabril da Cipan foi concluído e começou a produção de antibióticos. Desde então que a sua vertente exportadora esteve activa "combinando uma forte presença em mercados regulados e em particular num mercado com um elevado poder de compra como o mercado norte-americano". A empresa está também em mercados da América Latina e do Médio Oriente ainda que seja presença com menor intensidade.
PUB
É possível ler ainda no site da Atral Cipan que, em 1965, são implementados os laboratórios Atral del Perú onde são criadas delegações comerciais em vários países. É também nesse ano que a empresa portuguesa recebe a aprovação da norte-americana FDA (Food and Drug Association) para colocar neste mercado os produtos da Cipan.
Em Março de 2014, foi noticiado que a Atral Cipan, grupo farmacêutico integrado, contratualizou com a empresa pública argelina Saidal a transferência de tecnologia na área dos antibióticos. O acordo terá uma duração estimada de quatro a cinco anos, podendo atingir durante este período os 15 milhões de euros.
Saber mais sobre...
Saber mais Chartwell Pharmaceuticals Industrial Produtora de Antibióticos CMVM Atral CipanFinalmente temos lóbi
Catavento
Mais lidas
O Negócios recomenda