pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bial foi à bolsa de Londres contratar nova CFO

Jasmine Zhong será a nova administradora financeira da maior farmacêutica portuguesa, substituindo no cargo José Redondo, que cessou funções executivas depois de 39 anos ao serviço da empresa, permanecendo no “board” como membro não executivo.

Jasmine Zhong é a nova CFO da farmacêutica portuguesa.
Jasmine Zhong é a nova CFO da farmacêutica portuguesa. DR
18 de Junho de 2025 às 11:30

Maioritariamente constituído por estrangeiros, o conselho de administração da Bial vai reforçar o seu contingente internacional com a integração de Jasmine Zhong como administradora executiva com as funções de CFO (“Chief Financial Officer”), a partir de novembro próximo, anunciou a farmacêutica controlada pela família Portela, em comunicado.

Jasmine Zhong sucede no cargo a José Redondo, que cessou funções executivas depois de 39 anos ao serviço da empresa, onde ocupa uma cadeira do “board” há mais de três décadas e aí irá permanecer, agora como membro não executivo.

Com mais de duas décadas de experiência internacional em posições de liderança no setor farmacêutico, de consultoria e serviços financeiros, Jasmine Zhong desempenha atualmente as funções de CFO de Operações e Integração no London Stock Exchange Group (LSEG), a dona da bolsa de Londres, onde lidera a eficiência operacional, a “governance” dos investimentos e as parcerias financeiras para a transformação da empresa.

“A sua vasta experiência na área financeira, com um forte foco operacional e na vertente de investimentos, será particularmente relevante neste momento da vida da Bial, em que a inovação e a consolidação da presença nos principais mercados internacionais constituem a prioridade estratégica da empresa”, afirma António Horta Osório, chairman da farmacêutica portuguesa.

“É igualmente um privilégio continuar a contar com a experiência e o profundo conhecimento do José Redondo, agora como membro não executivo do conselho de administração, depois de todo um percurso profissional de extrema dedicação e de excelência que marcam a história da Bial”, enfatiza Horta Osório.

Já Jasmine Zhong manifesta-se “muito entusiasmada por assumir esta nova função e por trabalhar com toda a equipa da Bial, assegurando que a estratégia financeira cria valor para todos os ‘stakeholders’ e está alinhada com a sua ambiciosa visão de contribuir para  melhorar a vida dos doentes em todo o mundo”.

A nova CFO do grupo Bial possui um MBA em Contabilidade e Finanças pela Terry College of Business da Universidade da Geórgia e é licenciada pela Universidade de Hunan, tendo ainda completado programas de formação executiva no MIT e na Stanford-National University of Singapore, e é membro do Chartered Institute of Management Accountants.

Antes de integrar o LSEG, Jasmine Zhong esteve 17 anos na farmacêutica AstraZeneca, tendo desempenhado funções de CFO da AstraZeneca Asia, em Singapura, VP Finance, na AstraZeneca Innovative Medicines, em Cambridge, no Reino Unido e CFO e VP para a AstraZeneca China & Hong Kong, além de outras funções nas áreas de business finance e compliance em Xangai.

Liderada pela 4.ª geração da família Portela, a Bial, que já deu dois medicamentos ao mundo – o antiepilético Zebinix e o antiparkinsoniano Ongentys – emprega cerca de 900 pessoas, das quais cerca de 130 em I&D, área em que investe 20% das suas receitas, que foram de 337 milhões de euros no ano passado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio