Espanhóis da Faes Farma compram italiana SIFI por 270 milhões, a sua maior aquisição
Esta é a segunda aquisição da farmacêutica basca em sensivelmente três meses a pensar na área da oftalmologia, depois de, em março, ter anunciado a compra da portuguesa Edol.
Os espanhóis da Faes Farma firmaram um contrato para adquirir 100% do capital da italiana SIFI por 270 milhões de euros, avançando para a sua maior aquisição de sempre, descrita como "um passo transformacional, alinhando com a ambição e estratégia definidas para 2030".
A integração da SIFI, a par com a portuguesa Edol, recém-adquirida pela Faes Farma, por 75 milhões de euros, "posiciona a oftalmologia como uma área-chave para o grupo". "Com estas duas aquisições, o segmento de oftalmologia representa cerca de 20% do total de receitas do portefólio combinado", refere a Faes Farma num comunicado, em que destaca a "grande projeção de crescimento" prevista para esta área terapêutica.
A SIFI, com mais de 90 anos de historia, presente em mais de 60 países, registou em 2024 uma faturação do negócio base de aproximadamente 100 milhões de euros e um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) de 20 milhões.
A Faes Farma, que pertence ao grupo espanhol com o mesmo nome, tem uma longa história em Portugal, onde nasceu, em 1943, sob o nome Laboratórios Vitória, até que, em janeiro de 2023, teve a sua designação social alterada para Faes Farma Portugal.
Mais lidas