Via Verde Eletric arranca com carregamentos nas autoestradas em 15 minutos
A Brisa, a IONITY e a Cepsa inauguraram esta quarta-feira a rede de carregamento elétrico Via Verde Electric com os primeiros quatro postos de carregamento ultrarrápido instalados nas áreas de serviço de Almodôvar, na A2, nos sentidos Algarve-Lisboa e Lisboa-Algarve.
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Num investimento em parceria de cerca de 10 milhões de euros, o projeto da Via Verde Elétrica prevê a instalação de mais doze postos de carregamento ultrarrápido nas áreas de serviço de Barcelos, na A3, de Estremoz, na A6, ambos em maio, e em Leiria, na A1, em julho.
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Até ao verão de 2021, diz a empresa, será possível atravessar Portugal, de norte a sul, sem emissões de carbono com a rede Via Verde Electric, que vai contar com 82 postos de carregamento elétrico em 40 áreas de serviço, com soluções de carga rápida (de 50 kW) e ultrarrápida (de 150 kW a 350 kW).
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Os carregamentos rápidos demoram cerca de uma hora enquanto os ultrarrápidos podem chegar aos 7,5 minutos. Em média, dependendo do modelo do automóvel, o carregamento ultrarrápido andará em redor dos 15 minutos. Os carregadores da IONITY utilizam apenas energia renovável fornecida pela Cepsa.
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Até a o final do ano, a aliança entre a IONITY e a Cepsa na mobilidade elétrica vai ainda permitir atravessar as fronteiras de Portugal e Espanha num carro elétrico, ao cobrir as principais estradas urbanas portuguesas e espanholas, assim como as ligações rodoviárias ao continente europeu, com postos de carregamento ultrarrápido localizados em pontos estratégicos nos principais corredores peninsulares.
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Para uma segunda fase do projeto foram deixadas as estações de serviço urbanas como as de Oeiras, Trofa e Águas Santas.
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