Carro eléctrico: Mercedes declara guerra à BMW e Tesla
A Mercedes-Benz vai entrar na guerra do carro eléctrico. Apesar de já ter modelos eléctricos, a marca alemã prepara-se para criá-los de raiz de forma a desafiar a BMW e a Tesla no campo da mobilidade sustentável.
PUB
A Mercedes está assim a preparar o lançamento de dois jipes e de dois sedans, conforme avança a Bloomberg esta sexta-feira, 5 de Agosto. A marca de carros de luxo vai criar uma sub-marca para o carro eléctrico, mas o nome ainda não foi escolhido.
A Tesla veio criar um novo paradigma nos carros eléctricos de luxo, através do sucesso nas vendas do Model S. Já a BMW tem investido em fibra de carbono e num design futurístico para a sua gama "i".
PUB
Até agora, a Mercedes limitava-se a tornar eléctricos os modelos já existentes, mas a marca de Estugarda quer ir mais além. Prepara-se assim para começar a vender uma gama de eléctricos criados do zero até 2020.
Mas a Daimler, casa mãe da Mercedes, está a preparar mais inovações até 2020, como o primeiro camião eléctrico. Também a marca Smart deverá ganhar motorizações eléctricas nos próximos anos.
PUB
É de destacar que a Daimler tem vindo a ganhar experiência na produção de carros eléctricos nos últimos anos. A companhia forjou uma parceria com a chinesa BYD para produzir eléctricos. Nasceu assim o Denza, que começou a ser produzido em 2014 e que só está disponível para o mercado chinês.
A luta pelo mercado de carros eléctricos de luxo está assim ao rubro. Depois do Model S da Tesla ter criado o paradigma, as marcas europeias têm vindo a reagir, como a Porsche que vai lançar o Mission E, a resposta europeia à Tesla.
PUB
Portugal vai contribuir para os modelos eléctricos da Porsche, com a companhia Efacec a fornecer carregadores rápidos para a marca alemã.
Os eléctricos da Mercedes vão ser produzidos na fábrica de Bremen na Alemanha. Esta fábrica vai também produzir o modelo GLC a célula de combustível que tanto pode ser carregado com hidrogénio como com electricidade. Este protótipo vai ter uma autonomia de 500 quilómetros numa única carga.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Mercedes-Benz BMW Bloomberg BYD Porsche Efacec automóvel carro eléctrico teslaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda