PSA e Total juntam-se para produzir baterias em investimento de 5 mil milhões
O grupo PSA (Peugeot, Citroën, DS e Opel) e a petrolífera Total anunciaram esta sexta-feira a criação formal da ACC - Automotive Cells Company, uma "joint-venture" para a produção de baterias para veículos elétricos.
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O projeto, que havia sido anunciado em janeiro deste ano, visa criar "um ator mundial de referência no desenvolvimento e fabrico de baterias para a indústria automóvel, que começará a operar a partir de 2023", indica o comunicado.
O contributo da Total/Saft terá por base "a sua experiência em matéria de Pesquisa & Desenvolvimento e de industrialização", enquanto o grupo liderado por Carlos Tavares aporta "o seu conhecimento do mercado automóvel e de produção em massa". Atualmente, quer o Centro de P&D de Bordéus e a fábrica-piloto em Nersac (na foto), ambos em França, "já se encontram numa fase inicial de operação, de modo a permitir o desenvolvimento de novas tecnologias de células de iões de lítio de elevado desempenho", assinalam as empresas. "No final desta fase inicial de P&D, segue-se a produção em massa, com base nas duas "GigaFactories" de Douvrin (França) e Kaiserslautern (Alemanha)", acrescenta o comunicado.
Atualmente, quer o Centro de P&D de Bordéus e a fábrica-piloto em Nersac (na foto), ambos em França, "já se encontram numa fase inicial de operação, de modo a permitir o desenvolvimento de novas tecnologias de células de iões de lítio de elevado desempenho", assinalam as empresas.
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"No final desta fase inicial de P&D, segue-se a produção em massa, com base nas duas "GigaFactories" de Douvrin (França) e Kaiserslautern (Alemanha)", acrescenta o comunicado.
A nova empresa traçou como objetivos "responder aos desafios da transição energética", "produzir baterias para veículos elétricos que estarão ao melhor nível tecnológico", bem como "desenvolver a capacidade de produção " e, assim, "assegurar a independência industrial europeia tanto em termos de conceção como de fabrico de baterias".
A PSA estima que o mercado europeu deverá atingir os 400 GWh de baterias até 2030, o que corresponde a 15 vezes mais do que os níveis atuais.
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O projeto prevê que a ACC tenha "inicialmente uma capacidade de 8 GWh", que deverá ser expanida até "atingir uma capacidade acumulada de 48 GWh, em ambas as fábricas, até 2030". O que, assinala o comunicado, "corresponderá à produção de 1 milhão de veículos elétricos por ano, representando mais de 10% do mercado europeu".
O projeto conta com apoios financeiros estatais da França e Alemanha num montante de 1,3 mil milhões de euros, sendo que o
A ACC contacom Yann Vincent como diretor-geral e Ghislain Lescuyer como "chairman". Citado no comunicado, Carlos Tavares, CEO da PSA, sublinha que "a
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A ACC contacom Yann Vincent como diretor-geral e Ghislain Lescuyer como "chairman".
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