Tesla com Top 10 na mira e Dacia no pódio. Vejas as marcas mais vendidas até junho
Na primeira metade deste ano foram entregues 110.155 veículos ligeiros de passageiros novos em Portugal, mais 45,7% do que em igual período do ano passado. Este foi, aliás, o melhor semestre desde os primeiros seis meses de 2019, ainda antes da pandemia da covid-19.
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A Peugeot continua a liderar com larga margem ao matricular 12.914 veículos, mais 48,2% do que um ano antes. A "marca do leão" é agora secundada pela conterrânea Renault, que liderou o mercado nacional durante mais de duas décadas. A "fabricante do losango" viu as entregas crescerem 68,6%, para 9.466 unidades, encurtando a distância.
A fechar o pódio surge a Dacia, que há um ano era apenas sétima, com 7.652 veículos, uma subida de 74,1%.
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A Volkswagen ascendeu ao quarto posto, subindo cinco degraus face ao primeiro semestre de 2022, com 7.563 unidades, sendo a única marca do Top 10 a mais do que duplicar as entregas.
Seguem-se outras duas marcas alemãs: a BMW, com 7.041 unidades e um crescimento de 36,7%, e a Mercedes-Benz, ultrapassada pela rival bávara por apenas três veículos. Na primeira metade do ano passado a Mercedes era quarta e a BMW quinta.
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A Toyota, que há um ano fechava o pódio, caiu para a sétima posição ao aumentar as entregas em apenas 9,1%, para 5.933 unidades.
Com um crescimento nas matrículas ainda mais modesto, a Citroën caiu do sexto para o oitavo posto, com 5.127 automóveis entregues.
A fechar o Top 10 encontram-se a Seat, com 5.048 viaturas (+42%) e a Opel, com 4.802 carros (+92,5%). A Seat subiu um degrau e a Opel ganhou quatro lugares.
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A ameaçar estrear-se no lote das 10 marcas mais populares está a Tesla. A fabricante de carros elétricos de Elon Musk aumentou as entregas em 290,9%, para 4.108 unidades. Há um ano era apenas 19.ª, com 1.051 veículos.
Por último, merece referência a matrícula de um Lotus e de um Rolls-Royce.
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