Americanos vão comprar quase menos um milhão de carros este ano, estima Goldman Sachs
O mercado automóvel norte-americano vai ser penalizado pelas tarifas impostas por Donald Trump, que deverão provocar um aumento nos preços da maioria dos veículos.
As vendas de automóveis nos Estados Unidos deverão ficar nos 15,4 milhões de veículos este ano, antecipa o Goldman Sachs. O banco de investimento reduziu a sua previsão em quase um milhão de unidades face aos 16,25 milhões de viaturas que anteriormente estimava.
A revisão em baixa deve-se ao aumento dos preços dos automóveis provocado pelas tarifas impostas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
"Acreditamos que as tarifas como estão anunciadas irá aumentar o custo de importar ou fabricar veículos nos EUA", referem os analistas do Goldman Sachs.
O banco de investimento antecipa que os preços dos veículos novos nos EUA irão aumentar em 2 mil a 4 mil dólares nos próximos seis a 12 meses. Ainda assim, os analistas do Goldman Sachs consideram que será difícil para o setor refletir na totalidade os custos adicionais nos preços para os clientes, tendo em conta o abrandamento na procura.
O "research" do banco de investimento reduz também as estimativas de vendas para 2026 em 1,1 milhões de unidades, para 15,25 milhões de veículos.
Adicionalmente, a produção automóvel mundial deverá ser de 88,7 milhões de veículos, menos 1,7 milhões do que os 90,4 milhões anteriormente previstos. Para 2026 o corte nas previsões é de 1,9 milhões de unidades, para 92,6 milhões.
Mais lidas