Dacia Manifesto: um protótipo extravagante
A Dacia sai da sua zona de conforto e vai apresentar no próximo Mondial de Paris, em outubro, um extravagante e inesperado protótipo, batizado Manifesto, que anuncia algumas orientações no estilo dos futuros modelos da marca.
Mais parecido com um pequeno ‘rover’ das expedições marcianas do que, propriamente, com um tradicional todo-o-terreno, o protótipo Manifesto é, segundo a marca, uma plataforma de ensaio para ideias e um veículo que está ligado à natureza, amigo do ambiente, e repleto de inovações, algumas das quais estarão também disponíveis nos automóveis da gama Dacia.
Não é, no entanto, um futuro modelo da Dacia. Antes sim uma declaração sobre o objetivo da marca de estar ao lado dos clientes, à medida que estes se interessam, cada vez mais, por atividades ao ar livre, enquanto expande os valores e as qualidades que construíram a sua história de sucesso nos automóveis.
Verdadeiramente o primeiro protótipo da marca apresentado desde 2009, ano da revelação do estudo de estilo do Duster, a Dacia mostra, por outro lado, com o Manifesto, a sua vontade de emancipação do construtor romeno no grupo Renault, desde este que passou a ser gerido por Luca de Meo.
Essencial mas com estilo
Sem portas, sem janelas e sem para-brisas, a Dacia procura com este protótipo redefinir o essencial, para proporcionar uma experiência cada vez mais simples e genuína entre os passageiros e o ambiente.
Os passageiros também podem estar próximos da natureza e, ao mesmo tempo, permanecer ligados aos serviços disponíveis no ‘smartphone’: o dispositivo ‘Bring-Your-Own-Device’ da Dacia torna possível integrar um ‘smartphone’ no painel de instrumentos e no computador de bordo. Embora já está disponível em vários modelos da marca, este sistema irá evoluir ainda mais no futuro.
Outra estreia no Manifesto é YouClip, um sistema muito simples para assegurar uma variedade de acessórios práticos e modulares, que irá ser incorporado em futuros modelos.
Por último, na dianteira, um único farol fornece toda a luz necessária e pode ser destacado para ser usado como uma poderosa lanterna.
Orientado para atividades ao ar livre
Para as atividades ao ar livre, o Manifesto reúne todos os atributos distintivos de um todo-o-terreno, incluindo tração às 4 rodas, uma altura ao solo muito generosa, jantes grandes e uma carroçaria construída para resistir aos terrenos mais duros.
Entre outras curiosidades, é completamente à prova de água – pode limpar-se o interior com recurso a um jato de água –, e as coberturas removíveis dos bancos, em segundos, podem ser transformadas em sacos-cama. As barras de tejadilho podem transportar todo o tipo de cargas, uma vez que podem mudar para uma variedade de configurações.
Finalmente, uma bateria dedicada e amovível fornece energia através de uma tomada doméstica, transformando o protótipo da Dacia numa fonte de energia para quaisquer atividades ao ar livre que o exijam.
Ecologicamente inteligente
Com este protótipo, a marca apresenta assim a sua visão para um automóvel com uma pegada ambiental mínima. Por ser compacto e leve, consome menos energia.
E uma grande parte da carroçaria é construída com plástico reciclado, materiais feitos a partir de polímeros usados processados, com um acabamento tipo "salpicado", denominado Starkle.
O interior também está equipado com materiais naturais, como a cortiça que cobre o tablier. E, como nos últimos modelos Dacia, os cromados decorativos desapareceram.
Os pneus airless (sem ar) do protótipo são outra característica inovadora, uma vez que visam o respeito pelo ambiente, assim como a poupança económica. O princípio subjacente é a durabilidade: estes pneus são à prova de furo e duram tanto tempo como o automóvel.
Negócios em Paris, a convite da Dacia
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